Convidados

Agustina Rosa Echeverría

Licenciada, bacharel e mestre em Química pela Universidade da Amizade dos Povos de Moscou - Rússia. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP - SP/Brasil. É professora associada da Universidade Federal de Goiás - UFG, atuando no Instituto de Química, no Mestrado em Educação em Ciências e Matemática e no Doutorado em Ciências Ambientais dessa universidade. Coordena o Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências - NUPEC, da UFG e é lider do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental registrado no CNPq. Investiga na área de Educação em Ciências na perspectiva socio-histórica, de Formação de professores e de Educação Ambiental.

 

Alexandre de Assis Bueno

Possui graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário de Araraquara (2005). Experiência como professor assistente do Centro Universitário de Patos de Minas atuando na área de administração nos cursos de enfermagem, fisioterapia e nutrição. Possui também experiência como enfermeiro em Unidade de Cuidados Intensivos. Pós graduado em Administração Hospitalar e, atualmente, mestrando pelo Programa de Mestrado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP.

 

Antonio Roberto Guerreiro Júnior

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2006), Mestrado em Ciências Sociais (ênfase em Antropologia) pela mesma universidade (2008), e Doutorado em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (2012). Desde 2005 desenvolve projetos de pesquisa, extensão e documentação junto aos Kalapalo, falantes de uma variante da língua karib do Alto Xingu (MT). Tem experiência na área de Etnologia Indígena, sobretudo nos temas política, parentesco, ritual e sistemas regionais. Entre 2011 e 2014 coordenou o Projeto de Documentação de Cultura (PRODOCult) Kalapalo, integrante do Programa de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas do Museu do Índio/FUNAI, do qual participa atualmente como pesquisador convidado. É Professor Doutor I do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Estadual de Campinas. É sócio efetivo da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e membro da Society for the Anthropology of Lowland South America (SALSA). Desde julho de 2014, coordena o projeto "Sistemas regionais ameríndios em transformação: o caso do Alto Xingu", que conta com auxílio da FAPESP na modalidade Jovem Pesquisador.

 

Calíope Pilger

Docente da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão. Doutoranda pela Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto. Mestre em Enfermagem pela Universidade de Maringá - PR. Especialista em Gerontologia Aspectos Bio-psicosociais e Massoterapia. Atualmente, cursa especialização em Acupuntura. Tem experiência na área de Saúde pública, Gerontologia, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde do Idoso; Atenção Básica, Doenças Crônicas e Práticas Integrativas e Complementares.

 

Carmem Lúcia Costa

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (1992) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (1998). Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: cidade/ urbano, cidades/ festas, gênero/ educação, gênero e movimentos sociais e gênero/ geografia/ensino. Membro do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFG/Campus Catalão. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Dialogus - Estudos Interdisciplinares em Gênero, Trabalho e Cultura. Pós-doutora pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG).

 

Cleudemar Alves Fernandes

É professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia; atua na graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos; é líder do Laboratório de Estudos Discursivos Foucaultianos nessa universidade (LEDIF/UFU/CNPq). Possui Mestrado (1997) e Doutorado (2001) em Linguística/Análise do Discurso pela Universidade de São Paulo, ambos com bolsa da CAPES; e Pós-Doutorado (2011), junto à UNESP-CAr, com bolsa do CNPq como Pesquisador Sênior, sobre o tema Análise do Discurso e Michel Foucault. É autor dos livros: FERNANDES, Cleudemar Alves. Discurso e Sujeito em Michel Foucault. São Paulo: Intermeios, 2012. v.1. 106 p. FERNANDES, Cleudemar Alves. Análise do Discurso - reflexões introdutórias. 3. ed. São Carlos: Claraluz, 2008. v. 1. 128 p. FERNANDES, Cleudemar Alves . (Re) Tratos Discursivos do Sem-Terra. Uberlândia: EDUFU, 2007. v. 1. 188 p. FERNANDES, Cleudemar Alves . O Coronel e o Lobisomem: uma Abordagem Sócio-Interacional. São Paulo: AnnaBlume, 1999. v. 1. 104 p. É organizador de vários livros na área de Análise do Discurso e autor de vários artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, e atua principalmente nos seguintes temas: análise do discurso; Michel Foucault; discurso literário; discurso político; interrelação linguística e história; sujeito, identidade e subjetividade; teoria e análise linguística.

 

Daniela Cristine Mascia Vieira

Possui graduação em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2001), Mestrado em Recursos Florestais pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (2004) e Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2009). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: ecofisiologia e restauração florestal. Atualmente é Coordenadora do Laboratório de Sementes do PCFF-PISF Subprograma FLORA (NEMA/UNIVASF).

 

Fabio Socolowski

Possui graduação em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), mestrado (2002) e doutorado (2007) em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal) pela mesma instituição. É Pós-Doutor pela Escola Superior de Agricultura "Luis de Queiroz" (ESALQ/USP). Tem experiência na área de Ecologia Vegetal, com ênfase em Ecofisiologia Vegetal e Tecnologia de Sementes Florestais, atuando principalmente nos seguintes temas: dormência, efeitos da luz, temperatura e estresse de água na germinação de sementes e da influência da massa das sementes na emergência e no desenvolvimento de plântulas. Atualmente, é Coordenador do Programa de Resgate de Germoplasma do PCFF-PISF/Flora (UNIVASF).

 

Geraldo Sadoyama

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (1995), mestrado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal de Uberlândia (1998) e doutorado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal de Uberlândia (2004). Atualmente é prof. adjunto IV da UFG-Catalão. Foi Chefe do Depto. Ciências Biológicas e Subcoordenador do Mestrado Profissional Interdisciplinar em Gestão Organizacional. Atualmente, coordena o Subprojeto Interdisciplinar do Programa de Iniciação à docência - PIBID. Tem experiência administrativa na Coordenação de Curso Ciências Biológicas Licenciatura/Bacharelado (ULBRA/UNICERP) e Biotecnologia (IPTSP/UFG). Ministrou aula de diferentes disciplinas nos cursos de Ciências Biológicas Licenciatura/Bacharelado (citologia/histologia, biofísica, bioquímica, imunologia, microbiologia, MTP), biomedicina, enfermagem, farmácia, medicina. Desenvolve projetos de pesquisa na área de educação, prevenção e controle de doenças infecciosas e microbiologia. Além disso, participa de projetos de pesquisa e extensão no ensino básico e superior, com enfoque em processos de aprendizagem e formação de professores; Avaliação da Qualidade de serviços na Educação Básica, Superior e Área de Saúde.

 

Hélder Nagai Consolaro

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2001), mestrado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Uberlândia (2004), doutorado em Ecologia pela Universidade de Brasília (2008) e Pós-Doutorado na Universidade de Sevilha, Espanha (2012). Atualmente é professor adjunto 4 da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Ecologia da Polinização, atuando principalmente nos seguintes temas: Cerrado, heterostilia, Rubiaceae e biologia reprodutiva das Angiospermas.

 

Helio Yochihiro Fuchigami

Professor e pesquisador da Universidade Federal de Goiás (UFG). Docente do curso de Engenharia de Produção do Campus Aparecida de Goiânia, do mestrado profissional em Gestão Organizacional e do mestrado acadêmico em Modelagem e Otimização, ambos da Regional Catalão. Atua na área de Sequenciamento da Produção (Scheduling) e Pesquisa Operacional. Cientista da Computação pela UNESP, mestre e doutor em Engenharia de Produção pela USP, com parte do doutorado na Universidade Politécnica de Valência, na Espanha. Revisor dos periódicos Gestão & Produção, Produção Online, GEPROS, Exacta e Revista NUPEM. Orientador de mestrado, especialização, iniciação científica (PIBIC), trabalhos de conclusão de curso e estágio. Cronista e poeta com dois livros publicados.

 

Ildeu de Castro Moreira

Doutor em física pela UFRJ, é professor do Instituto de Física e do programa de pós-graduação em história das ciências da UFRJ. Realizou estágios de pesquisa na França, na École Polytechnique e na Universidade de Paris VII. Trabalha nas áreas de física teórica (sistemas não-lineares), história da ciência, em particular história da ciência no Brasil, e comunicação pública da ciência. Foi chefe do Departamento de Física Teórica do Instituto de Física (UFRJ) em 1987. Foi editor científico da revista Ciência Hoje (1988/96) e membro de comitês editoriais de diversas revistas científicas e de divulgação. Foi membro da Equipe de Transição Governamental do Governo Federal, 2002, setor C&T. Coordenou a Comissão Executiva do Ano Mundial da Física (2005) no Brasil e foi membro da Comissão Interministerial do Centenário do Voo do 14 bis (2006). Coordenou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2004 a 2012. Foi membro do Comitê Temático (2005-2007) e do Comitê Assessor de Divulgação Científica do CNPq (2008-2012). Pertenceu aos Conselhos da Sociedade Brasileira de História da Ciência (1990/1994), da Sociedade Brasileira de Física (1999/2003) e da SBPC (2003/2007). Em 2007 recebeu o Prêmio (Especialista) da RedPop - Red de Popularización de la Ciencia y la Tecnología en América Latina y Caribe. Foi membro do Conselho Nacional de Política Cultural (2009-2012) e do CTC da CAPES da Educação Básica (2010-2014). Em 2010 foi admitido na Ordem Nacional do Mérito Científico, classe de Comendador - Personalidade Nacional. Foi Diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do MCTI (2004-2013). É membro do Conselho da SBPC (2011-2015) e do CTC da CAPES da Educação Básica. Recebeu o Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica do CNPq em 2013. 

 

Janaina Nayara de Paula

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História - Mestrado Profissional, da UFG/Regional Catalão. Graduada em História (Licenciatura e Bacharelado) também pela Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão no ano de 2011. Foi bolsista do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID de História. Faz do grupo de pesquisa: Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudos Culturais – UFG/NIESC. Atua na linha de pesquisa: Cultura, Linguagens e Ensino de História e pesquisa história e ensino de história, racismo e cultura negra.

 

Jhone Caldeira Silva

Possui Graduação em Matemática (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (ambos em 2002), Mestrado em Matemática pela Universidade de Brasília (Área de Concentração: Álgebra) e Doutorado em Matemática pela Universidade de Brasília (Área de Concentração: Álgebra) com Doutorado Sandwich na Universidad Autónoma de Madrid (2007). Já atuou como Professor na Universidade de Brasília (2004-2005 - Professor Substituto) e em Instituições no Distrito Federal e em Goiás. É autor do livro “Introdução à Teoria dos Números, volume do trabalho Estruturas Algébricas para Licenciatura”. Desenvolve orientações de Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação, de alunos em Estágio Supervisionado e Monitorias, de Iniciação Científica e de Dissertações de Mestrado. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás (Goiânia) e orienta uma Tese de Doutorado. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Condições de Finitude em Teoria dos Grupos e Álgebra não comutativa, atuando principalmente nos seguintes temas: Lie Algebras, Varieties of Groups and the Restricted Burnside Problem, Algebras and Representations.

 

Juliana Pereira de Araújo

Pedagoga, Mestra em Engenharia de Produção (2004) e Doutora em Educação (2009) pela Universidade Federal de São Carlos. Foi Coordenadora de Curso (Pedagogia) e de Cursos de Pós Graduação Lato-Sensu na áreas: Educação Infantil, Educação Inclusiva e também em Gestão Educacional na Faculdade de Agudos entre 2007 e 2009. Como Professora Adjunta I da Universidade do Estado do Pará coordenou a área de Gestão de Processos Educacionais do PIBID/CAPES. Possui experiência em disciplinas como: Estágio Supervisionado e Didática. Atualmente, é Professora na Universidade Federal de Goiás, Regional-Catalão atuando tanto na graduação como no Programa de Pós Graduação em Educação.

 

Leonardo Santos Andrade

Possuo graduação em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1999), mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2002), estágio de doutorado sanduíche em Química realizado na Universidad de Alicante - Espanha (2005), doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2006) e pós-doutorado pela Universidade Federal de São Carlos (2009). Atualmente, é docente do Departamento de Química da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão, sendo professor adjunto e orientador do Programa de Pós-Graduação em Química da UFG/Regional Catalão. É Coordenação de Área do PIBID Interdisciplinar da UFG/Regional Catalão e tem experiência na área de Ensino Interdisciplinar e de Química, com ênfase em Eletroquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: Química tecnológica e de Materiais, eletrodos de óxidos e de diamante, eletrooxidação de compostos orgânicos e inorgânicos, tratamento de efluentes, análise por injeção de fluxo (FIA), eletroanalítica, detecção eletroquímica, engenharia eletroquímica, eletrodo modificado e eletrodeposição.

 

Luciana Borges

É Doutora em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás (2009), Mestre em Letras e Lingüística pela Universidade Federal de Goiás (1999) e Graduada em Letras pela Universidade Federal de Goiás (1995). Atualmente, é professora da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura de Autoria Feminina, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos de gênero, crítica feminista, erotismo e pornografia. Sua tese de doutoramento na área de Estudos Literários versa sobre a obra erótica das autoras Clarice Lispector, Hilda Hilst e Fernanda Young. É uma das líderes do grupo de pesquisa Dialogus - Estudos Interdisciplinares em Gênero, Cultura e Trabalho e membro do GT ANPOLL - A mulher na literatura. Já publicou textos literários em Antologias e Revistas.

 

Luiz Fernandes Dourado

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e Professor Titular e Emérito da UFG, com Pós-doutorado em Paris/França na École des Hautes Études en Siences Sociales (EHESS,2010), graduação e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1983), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1990). Atualmente, é Membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação; Membro do Conselho Superior da CAPES, Membro do Conselho Técnico Científico da CAPES - Ed. Básica; Editor da Revista Retratos da Escola/CNTE/Esforce; membro do conselho editorial das Revista Educação e Sociedade (CEDES), Revista Horizonte Latino Americano do Mercosul e da Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; membro do Grupo Estratégico de Análise da Educação Superior no Brasil (GEA/FLACSO); ex-diretor da Secretaria de Educação Básica do MEC; ex-coordenador Geral de Estatísticas Especiais do INEP; ex-secretário Adjunto da ANPEd; ex-diretor de Pesquisa da ANPAE. Tem, ainda, experiência na área de Educação e Sociologia da Educação com ênfase em política educacional, políticas e gestão da educação básica e educação superior e é Pesquisador do CNPq desde 2001.

 

Maria Zenaide Alves

Professora na Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão. Formada em pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre pelo programa Mestrado Europeu de Estudos e Desenvolvimento em Ciências Sociais e Educacionais, Universidade do Porto-PT. Doutora em Educação pela UFMG, com estágio sandwich na Columbia University. Coordenadora do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Educação e Desenvolvimento do Campo (NEPCampo) e vice-coordenadora do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFG-Catalão. Membro do programa Observatório da Juventude da UFMG. Tem experiência profissional em docência na educação básica, na pós-graduação lato-sensu, coordenação pedagógica, formação de jovens e formação inicial e continuada de professores. Temas de pesquisa: juventude rural; migração; transnacionalismo; municípios rurais; educação do campo e projetos de vida.

 

Michel Jean Marie Thiollent

Formado em Desenvolvimento Econômico e Social - Institut d'Etude du Développement Économique et Social (1969), mestrado em Développement Économique et Social - Université de Paris I (Panthéon-Sorbonne) (1971) e Doutorado em Sociologia - Université de Paris V (René Descartes) (1975). Atualmente, é Professor Adjunto do PPGA - Programa de Pós-Graduação em Administração da UNIGRANRIO. Ex-Professor associado 3 (aposentado) da Universidade Federal do Rio de Janeiro/COPPE. Tem experiência na área de Estudos Organizacionais e Metodologia de Pesquisa Qualitativa, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa-ação, cooperação, métodos de pesquisa e de extensão.

 

Michelle Andrade

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Uberlândia (2000), mestrado em Transportes pela Universidade de Brasília (2004) e doutorado em Transportes pela Universidade de Brasília (2009). É professor adjunto 2 do curso de Engenharia Civil da Universidade de Brasília e do Programa de Pós-Graduação em Transportes (PPGT). Tem experiência em controle semafórico e microssimulação e atualmente trabalha nas áreas de Engenharia de Controle e Segurança Viária e em Infra estrutura rodoviária.

 

Pedro Schio de Noronha Muniz

Possui graduação em Física - Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de São Carlos (2005), mestrado em Física pela Universidade Federal de São Carlos (2008) e Doutorado em Física em co-tutela entre a Universidade Federal de São Carlos e a Universidade Pierre et Marie Curie (Paris - França) (2012). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas. Atualmente é pós-doutor do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais.

 

Poty Rodrigues de Lucena   

Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Oeste da Bahia, Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Pesquisador em Nanociências e Nanotecnologia. Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal da Paraíba (2000), mestrado em Química pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Atua na área de Química Inorgânica, com ênfase em síntese química e caracterização de materiais nanoestruturados, ferroeletricidade, fotocatálise heterogênea, biocatálise. Coordena projetos de pesquisa em ciência dos materiais e de extensão na área de gestão e educação ambiental e popularização da ciência e tecnologia. É membro da Comissão de Implantação da Universidade Federal do Oeste da Bahia, Coordenador de Políticas Afirmativas de Apoio ao Discente do Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal da Bahia.

 

Priscilla de Andrade Silva Ximenes

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão, Especialista em Psicopedagogia(2008) e em Alfabetização e Letramento pelas Universidades Integradas de Brasília-DF (2011), Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão; Professora Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Infância e já atuou na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de professores, processos de ensino e aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, ensino-aprendizagem, Educação Infantil, Alfabetização e Letramento, Psicologia da Educação e trabalho docente. 

 

Roselma Lucchese

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Fundação Educacional de Fernandópolis (1988), mestrado em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente, é professora Associada da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão; orientadora de Iniciação Científica e Docente do Curso de Pós-Graduação Nível Mestrado Profissional em Gestão Organizacional; líder do Grupo de Pesquisa GENCSE. Consultor Ad Hoc em revistas na área de Saúde Coletiva e Enfermagem, com concentração de produções científicas na área de Ciências da Saúde e Saúde Mental. Tem experiência de ensino, pesquisa e extensão na área de Ciências da Saúde, subárea Saúde Coletiva, Saúde Mental e Enfermagem, sobretudo nos seguintes temas: educação em enfermagem, saúde mental e psiquiatria, uso e abuso de álcool, tabaco e outras drogas, grupos e Grupo Operativo.

 

Thiago Jabur Bittar

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2003), Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2006) e Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão, onde tem desempenhado várias atividades como: Coordenador do CERCOMP, Membro do Comitê Editorial, Coordenador de estágio do Departamento de Ciência da Computação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, Arquitetura e Engenharia Avançada de Sistemas de Computação. É coordenador do grupo ReSEArch (Reuse in Software Engineering and Architecture), desenvolvendo pesquisas nos seguintes temas: Desenvolvimento de Sistemas Computacionais, Desenvolvimento de Jogos Digitais, Governo Eletrônico, Acessibilidade, Usabilidade, Inclusão Digital, Web, Componentes de Software, Linha de Produto de Software, Reuso, Desenvolvimento Dirigido a Modelos, Padrões, Privacidade e Personalização na Web. É membro da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) desde 2008 e da Association for Computing Machinery (ACM) desde 2007. Atualmente, é diretor da UFG – Regional Catalão.

 

Vanessa Renata Molinero de Paula

Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário do Triângulo (1999) e mestrado em Fisioterapia pelo Centro Universitário do Triângulo (2002). Atualmente, é professora da Universidade de Rio Verde. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia Desportiva, atuando principalmente nos seguintes temas: lesões desportivas, RPG, Pilates, hidroterapia, disfunção femoropatelar, fisioterapia, iontoforese e eletromiografia.

 

Wellington Jhonner Divino Barbosa da Silva

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão, na linha de pesquisa “Práticas Educativas, Políticas Educacionais e Inclusão”. Especialista em Docência Universitária pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin-FTED-2013. Graduado em Licenciatura Plena em Letras: Português-Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Goiás-UEG-UnU de Iporá-2011. Atuou como professor de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) nos cursos de: Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras e Matemática, bem como nas disciplinas de: Língua Inglesa I e II, Laboratório de Prática Oral de Língua Inglesa I e II e Prática de Comunicação Escrita em Língua Inglesa do curso de Letras, na Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Iporá nos anos de 2012-2013 e início de 2014. Tem experiência na área de Educação e Letras, realizando trabalhos na área de Alfabetização e Letramento (formação pela Universidade de Brasília-UnB), Formação Continuada de Professores, em Língua Inglesa ênfase para Processos Comunicativos, Interpretação e Produção Textual e Ensino e Aprendizagem de Segunda Língua (Português, Inglês e Língua Brasileira de Sinais). Aprovado no Exame Nacional de Certificação de Proficiência para Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa/Libras-PROLIBRAS. Atualmente, é professor efetivo da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão.