Histórico da UFG/Regional Catalão

A Regional Catalão da Universidade Federal de Goiás (RC/UFG) foi criada na década de 1980 no bojo do processo de interiorização da educação superior no estado de Goiás. O principal objetivo era possibilitar à UFG uma participação efetiva no processo de desenvolvimento sócio-econômico-cultural local, regional e nacional.

Convém destacar que, a despeito das inúmeras adversidades enfrentadas, a Regional Catalão vem crescendo. E, dentre os vários desdobramentos das demandas apresentadas pela comunidade universitária de Catalão, foi aprovado um estatuto que transformou a UFG em uma universidade multirregional. Essa transformação está possibilitando ao então Câmpus Catalão se reestruturar, conforme necessidades impostas pelo seu crescimento, como Regional Catalão.

Após 30 anos de funcionamento a Regional conta, para executar ações referentes ensino, pesquisa e extensão, com 79 Técnicos Administrativos em Educação e 268 docentes, dos quais 75% são doutores, estando outros em processo de capacitação. Oferta 25 cursos de graduação na modalidade presencial e 2 cursos de graduação na modalidade à distância. São eles: Administração, Ciência da Computação, Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado), Ciências Sociais (licenciatura e bacharelado), Educação Física (licenciatura), Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção, Física (licenciatura), Geografia (licenciatura e bacharelado), História (licenciatura e bacharelado), Letras (Português e Português/Inglês, licenciaturas), Matemática (licenciatura), Matemática Industrial, Pedagogia (licenciatura), Psicologia e Química (licenciatura e bacharelado), Educação no Campo (licenciatura); Administração Pública e Matemática (licenciatura). Em 2014, foi aprovada a implantação do curso de medicina.

Assim, a RC/UFG tem projeção de 4500 matrículas em cursos de graduação. Vale ressaltar que 14 dos cursos de graduação são voltados para a formação de professores.

No decorrer deste período, à medida que os novos cursos foram sendo implantados na RC/UFG, não somente consolidava-se a política de interiorização do ensino superior, como também se instituía uma política de formação do corpo docente da instituição.

Neste significativo desenvolvimento, 9 cursos de pós-graduação Stricto-sensu foram criados e têm contribuído na formação continuada, para o ensino e a pesquisa, dos profissionais residentes na cidade e região, como também egressos de diversas cidades do país. São eles, Programa de Pós-Graduação em Educação, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Programa de Pós-Graduação em Química, Programa de Pós-Graduação em Modelagem e Otimização, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – MNPEF, Programa de Pós-Graduação Profissional em Rede Nacional em Matemática – PROFMAT, Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão Organizacional, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em História. A RC/UFG tem aproximadamente 310 alunos regulares matriculados nos programas de mestrado.

O crescimento e a complexidade da Regional Catalão colocam como desafio tornar viável e permitir a construção de uma autonomia que respalde as ações aqui desenvolvidas, sejam elas administrativas, de ensino, pesquisa, extensão e cultura que possam contribuir com o desenvolvimento da região do sudeste goiano, de modo a estar inserido no desenvolvimento do País.

Neste contexto, a presente proposta visa proporcionar um momento de disseminação de ações realizadas pela comunidade acadêmica, no âmbito dos três pilares que suportam a Universidade - Ensino, Pesquisa e Extensão – e de reflexão de como estas ações se construíram e se constroem no cenário da interiorização do ensino superior e como as fronteiras que rompem são capazes de alcançar instâncias para além do regional.